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Cor:Marrom

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Características principais

Modelo
Câmara escura
Marca
Genérica

Outras características

  • Largura do porta-retrato: 21 cm

  • Altura do porta-retrato: 30 cm

  • Materiais: Madeira

  • Tipo de porta-retrato: Câmara escura

Descrição

Acessório fotográfico - utilizado como câmara escura para revelar os primeiros estilos fotográficos adaptado como porta retratos. Medidas: 30 x 21 cm.

Objeto acessório usado em câmera dobrável, projetada para produzir fotografias de meia chapa. É composta por um painel frontal de madeira contendo a lente, obturador e diafragma e um painel traseiro de madeira contendo uma lâmina de vidro fosco sobre a qual a imagem é projetada antes de ser feita a fotografia, permitindo que a imagem seja composta e focada. Esses painéis são conectados por foles dobráveis, que se estreitam para a frente. O fole à prova de luz permite que a distância entre a lente e a placa seja alterada, mudando o foco da imagem. Durante a segunda metade do século XIX, quando câmeras como essa se tornaram populares, os tamanhos das placas variavam em termos de dimensão, mas a maioria das meias placas media aproximadamente 11 por 14 cm. A placa é inserida no portador de placas na sala escura, com a emulsão voltada para fora, e depois é inserida na parte traseira da câmera.
Quando o fotógrafo deseja expor a placa, o slide escuro é movido para cima. Após a exposição, a câmera é recarregada com um novo suporte de placa. Câmeras de placa como essa tendiam a ser usadas com um capô e um tripé; alguns dos processos que eles acomodaram exigiam longos tempos de exposição e o tamanho da câmera necessário para a fotografia de chapa não se prestava a dispositivos portáteis.
A duração da exposição necessária para formar uma imagem legível difere de acordo com o processo. As câmeras de placa acomodam uma variedade de processos, os primeiros modelos tendo usado as placas de metal necessárias para o processo de Daguerreótipo, antes que os processos de negativo de placa de vidro fossem desenvolvidos, começando com o colódio úmido que foi superado por placas de gelatina seca.
Os primeiros fotógrafos, incluindo Joseph Nicéphore Niépce, Henry Fox Talbot e Louis Daguerre, todos fizeram experiências com a câmera obscura na primeira metade do século XIX.
As primeiras câmeras comerciais imitaram isso em sua estrutura semelhante a uma caixa de madeira. Em 1851, W. e WH Lewis de Nova York patentearam um projeto usando foles dobráveis de canto quadrado, e em 1857 um modelo altamente influente usando foles cônicos para maior compactação foi patenteado por CGH Kinnear de Edimburgo.
Posteriormente, foram desenvolvidas câmeras para acomodar o filme em rolo, eliminando a necessidade de recarregar a câmera com freqüência. As câmeras de placa eram necessariamente grandes e pesadas, e o tamanho da placa determinava o tamanho da imagem final. No entanto, a qualidade de alta resolução das fotos que produziram (ao contrário dos negativos ampliados, a imagem final não mostra granulação) levou à sua utilidade duradoura.